No total são 9 as instituições
que compõem o sistema S e cada uma tem uma área de atuação. Elas contribuem para o desenvolvimento sustentável do país:
SESI (Serviço Social da Indústria) - Ligado à indústria e oferece áreas de lazer e ensino para trabalhadores e associados, com opções educacionais, culturais e de saúde.
SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) - Também da área industrial, é focado em oferecer cursos de capacitação, especialização ou reciclagem e assessoria especializada.
SESC (Serviço Social do Comércio) - Voltado para o comércio, a instituição oferece opções de cultura, esporte, saúde e lazer.
SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) - Também relacionado ao comércio, essa opção é voltada para a capacitação por meio de cursos variados, especializações, cursos técnicos, graduação e pós-graduação.
SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa) - Relacionado às micro e pequenas empresas, bem como aos empreendedores individuais (MEI). Oferece conhecimento e assessoria para abertura, regularização e manutenção do negócio, além de cursos variados.
SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) - Ligado à área de cooperativas, visa orientar sua abertura e gestão, além de aumentar a capacitação dos profissionais para lidar com esse modelo de atuação.
SEST (Serviço Social dos Transportes) - Relacionado à área de transportes, oferece recursos de lazer, cultura e esportes, assim como o SESI e o SESC.
SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem dos Transportes) - Oferece cursos e possibilidades diversas de aprimoramento profissional para transportadores autônomos e trabalhadores do setor de transporte.
SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) - Diretamente envolvido com o setor do agronegócio, oferece capacitação de profissionais, sejam eles da área de mão de obra do campo ou gestores de negócios rurais.